EIMAD Logo white

O EIMAD é um evento dedicado à discussão científica nas áreas do Design e da Música. Tem revisão paritária cega (peer blind review).

<We_can_help/>

What are you looking for?

<Good_things_happen/> Welcome to Conference

Follow us

Jorge Frascara

Professor e Designer
BIOGRAFIA

Jorge Frascara é Professor Emérito e ex-Presidente do Departamento de Arte e Design da Universidade de Alberta; Professor Honorário da Universidade Emily Carr; Membro da Sociedade de Designers Gráficos do Canadá; Ex-Presidente do Ico-D (Conselho Internacional de Design); Conselheiro do Doutoramento em Design da Universidade IUAV de Veneza; Membro do Conselho Consultivo do Master Design Hochschule Luzern; Membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro Suíço de Design e Saúde; e Membro do Conselho Editorial do Visible Language, Design Issues e Information Design Journal.
Publicou mais de 90 artigos e onze livros, sendo o último em inglês Information Design as Principled Action (Common Ground 2015), o último em espanhol, Enseñando Diseño (Ediciones Infinito 2018), e o mais vendido Design and the Social Sciences: Making connections (Taylor & Francis 2002). Foi organizador de grupos de trabalho para a Organização Internacional de Normalização (ISO) e consultor da Associação Canadiana de Normalização e do Conselho Canadiano de Normalização sobre símbolos gráficos para informação pública. Foi conferencista convidado em 26 países e recebeu distinções de oito países pela sua prática socialmente orientada e pela promoção do design de comunicação. No ensino do design, criou o Bacharelato em Design com Percursos em 1997 na Universidade de Alberta, possivelmente o primeiro programa de bacharelato interdisciplinar em design, oferecendo percursos através de Negócios, Ciências Informáticas, Engenharia, Gravura e Ciências Sociais.
Os seus clientes anteriores incluem o Governo do Canadá, o Governo de Alberta, a Mission Possible Coalition (segurança rodoviária), o Programa de Utilização de Medicamentos de Alberta, os Serviços de Saúde de Alberta e o Centro de Avaliação de Serviços de Saúde de Emilia Romagna, Itália. Vive atualmente em Lucerna, na Suíça, onde presta consultoria em design de comunicação, principalmente em projectos relacionados com design de informação, design de saúde e segurança e educação em design.

O problema da qualidade na prática e no ensino do design de comunicação: onde estávamos, onde estamos e onde deveríamos estar.

O design de comunicação não é uma arte plástica, mas é também uma arte plástica. O design é um domínio situado: enquadramentos, métodos, contextos e realidades.
A tripla responsabilidade dos designers de hoje: profissional, social e ambiental.
Centrado na humanidade, baseado em provas e orientado para os resultados. Responsabilidade.
Prática e ensino do design: domínio do conhecimento e qualidade do pensamento. Pensar, ver, aprender, sentir, atuar, avaliar e ajustar, um ciclo contínuo em espiral.
A importância da dúvida. Complexidade e simplicidade: a arte da estratégia. A complexidade não pode ser simplificada, no entanto… O conceito cibernético de variedade necessária.
Encerro este resumo com um texto baseado no último parágrafo do meu recente artigo She-Ji:
“Uma intervenção de design é normalmente requerida em resposta a necessidades, a problemas, ou para aproveitar oportunidades de ação criativa positiva. A qualidade do design resultante está relacionada com o grau em que atinge os objectivos pretendidos (sem ter efeitos secundários negativos noutras áreas). A qualidade no design de comunicação é definida por uma prática que utiliza as melhores provas possíveis para apoiar as decisões e que está orientada para a produção de resultados positivos a nível profissional, social e ambiental. Este deve ser o caso se quisermos que o design tenha um papel significativo na sociedade. Esta não é uma tarefa fácil, nem simples. Será que os profissionais, educadores e estudantes de design estão preparados para isto?”