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O EIMAD é um evento dedicado à discussão científica nas áreas do Design e da Música. Tem revisão paritária cega (peer blind review).

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Chamada de Trabalhos

DATAS IMPORTANTES

CHAMADA DE TRABALHOS

De 22 de agosto a 26 de novembro de 2023

NOTIFICAÇÃO

5 de fevereiro de 2024

ENVIO DA VERSÃO FINAL

Até 19 de fevereiro de 2024

EIMAD

27, 28 e 29 de junho de 2024

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Artes Aplicadas, promove o 9º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Arte e Design, nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2024. O congresso constituirá um espaço de partilha e divulgação de resultados de investigação nas áreas do design, da música e das artes.

O EIMAD assume o seu contributo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Agenda 2030. Para além disso, o EIMAD estabelece uma correlação entre os objectivos da Agenda 2030 da ONU com os princípios da iniciativa New European Bauhaus da Comissão Europeia, nomeadamente na relação entre o European Green Deal e a melhoria da qualidade de vida, dos lugares e do habitar.

Assim, os artigos submetidos à EIMAD devem demonstrar o seu alcance e enquadramento no que respeita à intersecção das áreas de especialidade do design, música ou artes, com um ou mais dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e/ou princípios da NEB.

ÁREAS PARA SUBMISSÃO

 

A submissão é feita com artigos longos ou curtos completos numa das seguintes áreas:

Design de Comunicação

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Editorial Design

Graphic Design History

Interaction Design / Multimedia Design
Motion Graphics
Packaging and labels
Exhibition design
Character Design
Design Systems

Typography

Visual Identity and Branding
UX Design / Digital Design

Wayfinding and wayshowing

– Outras

 

Design de Interiores e Mobiliário

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Commercial Interiors

Domestic Interiors

Ephemeral spaces
Furniture
Industrial / Product
Interior Design Visualization
Interior Design History

Public Interiors

– Outras

 

Design de Moda e Têxtil

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Textiles, smart materials, and interactivity
Technical clothing

Fashion Design History

Sportswear
Apparel and Garment
Fashion Trends
Patternmaking and Stamping
Luxury
Jewelery
Shoes, bags and accessories

Fashion Design Production
Editorial styling

– Outras

Media Digital

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Data Sonification

Data Visualization

Digital Media

Digital storytelling

Games / Gamification

Interactive Music
Sound and Music Computing
Sound Art
Sound Branding
Sound Design
Sound Installation

Music for Media

New Interfaces for Musical Expression

Transmedia

Video Mapping

– Outras

 

Educação em Design

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

CoDesign

Design & Innovation

Design Thinking

Educational Technologies
Design curriculum and educational policies
Design Didactics
Design pedagogy

Participative Design

– Outras

 

Música e Musicologia

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Composition
Electronic Music
Ethnomusicology
Music Analysis
Music Didactics
Music History
Music Iconography
Music Information Retrieval
Music Technology
Music Theory
Musical Production
– Outras

Educação Musical

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Educational Technologies
Music curriculum and educational policies
Music Didactics
Music pedagogy
Psychology of Music and of Music Education

Recording Technics and Technologies
Sociology of Music and of Music Education

– Outras

 

Artes

– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)

Art education

Art empowerment

Art Infusion
Public Art
Semiotics and Aesthetics
Visual Arts

– Outras

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS

Processo de Avaliação

Os artigos (submissões) serão apreciados pela Comissão Científica, em sistema Double-blind peer review.
O sistema Double-blind peer review é um processo através do qual dois ou mais membros da Comissão Científica do EIMAD avaliam anonimamente o artigo, ou seja, sem conhecer a identidade do autor. A Comissão efectua uma avaliação qualitativa, que poderá incluir recomendações de melhoria, posteriormente enviadas ao autor e que deverão ser consideradas. Os artigos aceites serão incluídos no programa do EIMAD para apresentação pública e publicação no livro de resumos, desde que o autor esteja inscrito no evento.
As submissões podem ser aprovadas sem melhorias, aprovadas condicionadas à introdução de melhorias, ou rejeitadas.

TIPOLOGIAS DE TRABALHOS

A comissão organizadora do 9º EIMAD, 2024, convida à apresentação de comunicações originais longas/curtas numa das seguintes categorias:

 

1. Artigos originais: Um artigo que forneça novas informações com base em investigação original, nomeadamente de investigação de mestrado ou doutoramento. São geralmente prospectivos e baseados em investigação ativa num contexto real, através de um processo qualitativo ou de uma análise estatística aprofundada. As conclusões do artigo devem ser apoiadas pelos dados fornecidos nos resultados.

 

2. Relatos de casos: Este tipo de artigo é uma descrição de um único projeto ou de um grupo de casos com características únicas ou relacionadas. Os Relatos de Caso são normalmente curtos e centrados num processo de resolução de um problema e podem ser:

– Explicativo (O autor não tem controlo sobre a experiência, pois este método serve para explicar acontecimentos ou métodos semelhantes a partir de objectos feitos por terceiros);

– Descritiva (O autor não tem controlo sobre a experiência, uma vez que este método consiste em descrever sequencialmente eventos ou métodos que ocorreram e foram feitos por terceiros);

– Exploratório (O autor é quem desenvolve o processo de investigação e pode ser uma variável de estudo, especialmente em termos de soluções de design. Projectos práticos e aplicados desenvolvidos em contexto de investigação, académico ou comercial).

 

3. Artigos de Revisão: Trata-se de uma análise detalhada dos desenvolvimentos de um tema específico ao longo do tempo, destacando e discutindo pontos importantes previamente reportados na literatura. Estabelece o estado da arte de um determinado problema de investigação. A novidade deste tipo de artigo consiste na relação estabelecida entre as informações, sem a opinião ou experiência pessoal do autor.

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A submissão é feita com artigos longos ou curtos completos.

Artigos Longos

A submissão deve ser feita através do sistema EquinOCS.

 

Os artigos devem ser escritos em inglês, com um mínimo de 9 e um máximo de 15 páginas (1 página equivale a 450 palavras), incluindo título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e imagens (as referências bibliográficas não estão incluídas no limite de páginas).

 

Os artigos longos devem ser submetidos em inglês, respeitando as normas da APA 7ª edição e outras regras previstas no modelo: Modelo de artigo.

 

No momento da submissão como proposta, o artigo não deve conter qualquer componente que permita a identificação dos autores. Os autores são identificados no sistema EquinOCS. A autoria será incluída nos artigos aprovados em double-blind peer review.
Os artigos longos aprovados só serão publicados se pelo menos o primeiro autor se inscrever no 9º EIMAD e efetuar a comunicação oral.

 

A publicação dos Artigos longos* será feita na forma de capítulo de livro:

 

 

 

 

Advances in Design, Music and Arts III: 9th Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2024, June 27-28, 2024”, Springer Series in “Design and Innovation”.
Editores: Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, Ricardo; Correia Castilho, Luísa; Dias, Rui (Eds.)

Artigos Curtos

A submissão deverá ser efectuada através do sistema EquinOCS.

 

Os artigos podem ser escritos em inglês, português ou espanhol, com um mínimo de 6 e um máximo de 9 páginas (1 página equivale a 450 palavras), incluindo título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e imagens (as referências bibliográficas não estão incluídas no limite de páginas).

 

Os artigos curtos devem ser apresentados em inglês, respeitando as normas da APA 7ª edição e outras regras previstas no modelo: Modelo de artigo.

 

No momento da submissão como proposta, o artigo não deve conter qualquer componente que permita a identificação dos autores. Os autores são identificados no sistema EquinOCS. A autoria será incluída nos artigos aprovados em double-blind peer review.
Os artigos longos aprovados só serão publicados se pelo menos o primeiro autor se inscrever no 9º EIMAD e efetuar a comunicação oral.

 

A publicação dos artigos curtos* será feita na forma de capítulo de livro:

 

 

 

 

 

“Research and Teaching in Design and Music IV”, de IPCB Edições,
Series Convergências Research Books – ISSN 2975-8998.
Editores: Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, Ricardo; Correia Castilho, Luísa; Dias, Rui (Eds.)

* O comité organizador do 9º EIMAD, 2024, reserva-se o direito de decidir em que livro serão publicadas as submissões aprovadas, tendo em conta os resultados da evolução dos trabalhos.

APRESENTAÇÃO ORAL DE ARTIGOS

Apresentação oral de Artigos

Não haverá tradução verbal ou escrita de comunicações orais durante o EIMAD.
A apresentação do artigo implica a inscrição de pelo menos um autor. O segundo ou terceiro artigo implica a inscrição de mais autores.
Os artigos são apresentados por um só autor e têm uma duração máxima de 10 minutos, incluindo o tempo para perguntas.
O suporte de comunicação (PPT, PDF, etc.) deve ser em inglês, embora a apresentação oral possa ser feita em português, inglês ou espanhol.
A comunicação do artigo pode incluir uma componente performativa e pode ter uma duração máxima de 20 minutos.
Antes do EIMAD, será solicitado aos autores o envio do ficheiro de apresentação (powerpoint ou .pdf de acordo com o modelo apresentado). Não serão aceites ficheiros no dia do evento.
A inscrição de um autor dá direito à apresentação de uma comunicação.

As apresentações podem ser feitas em inglês, português ou espanhol, e o PowerPoint deve ser sempre em inglês.

OPORTUNIDADES DE PUBLICAÇÃO APÓS O EIMAD

 

Os autores das melhores comunicações apresentadas durante o 9º EIMAD serão convidados a escrever um capítulo inédito num dos seguintes livros:

– “Perspectives on Design IV: Research, Education and Practice”, a ser publicado na Springer Series in “Design and Innovation”, Editores Daniel Raposo, João Neves e Ricardo Silva.

– “Perspectives on Music, Sound and Musicology III: Research, Education and Practice”, a publicar pela Springer”. Editores Luísa Correia Castilho e Rui Dias.