EIMAD Logo white

O EIMAD é um evento dedicado à discussão científica nas áreas do Design e da Música. Tem revisão paritária cega (peer blind review).

<We_can_help/>

What are you looking for?

<Good_things_happen/> Welcome to Conference

Follow us

Image Alt

Chamada de Trabalhos

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Artes Aplicadas promove, nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, o 8º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design. O evento, que irá proporcionando um espaço de partilha e divulgação de resultados de investigação de investigação áreas do design, da música e das artes.

DATAS IMPORTANTES

2ª CHAMADA DE TRABALHOS E POSTERS

Desde 3 de janeiro a 27 de fevereiro 2022

NOTIFICAÇÃO

3 de abril 2022

ENTREGA DA VERSÃO FINAL

Até 15 de abril 2022

1ª CHAMADA DE TRABALHOS E POSTERS

Até 28 de novembro de 2021

NOTIFICAÇÃO

17 de janeiro 2022

ENTREGA DA VERSÃO FINAL

Até 31 de janeiro 2022

EIMAD

07, 08 e 09 de julho de 2022

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE ARTIGOS

Processo de avaliação

Os artigos e posters (submissões) serão apreciados pela Comissão Científica, em sistema Double-blind peer review.
O sistema Double-blind peer review consiste num processo pelo qual dois ou mais membros da Comissão Científica do EIMAD avaliam de forma anónima o artigo / poster, ou seja, sem que conheçam a identidade do autor. A Comissão faz uma avaliação qualitativa, que pode incluir recomendações de melhoria, posteriormente enviadas ao autor e que devem ser consideradas. Os artigos / posters aceites serão incluídos no programa do EIMAD para apresentação pública e publicação no livro de resumos, desde que o autor esteja inscrito no evento.
As submissões podem ser aprovadas sem necessidade de melhorias, aprovadas condicionalmente à introdução de melhorias ou reprovadas.

Apresentação oral de artigos

No EIMAD não haverá tradução verbal ou escrita das comunicações orais.
A apresentação do artigo implica a inscrição de pelo menos um autor. O segundo ou terceiro artigo implica a inscrição de mais autores.
A apresentação dos artigos é feita apenas por um autor e tem uma duração máxima de 10 minutos, incluindo tempo para questões.
O suporte de comunicação (PPT, PDF, etc.) deve estar em inglês, embora a apresentação oral possa ser realizada em português, inglês ou espanhol.
A comunicação do artigo pode incluir uma componente performativa, podendo ter uma duração máxima de 20 minutos.
Antes da realização do EIMAD, será solicitado aos autores o envio do ficheiro de apresentação (powerpoint ou .pdf conforme o modelo indicado). Não serão aceites ficheiros no dia do evento.
A inscrição de um autor dá direito a apresentar um paper.

As apresentações podem ser em Inglês, Português ou Espanhol, sendo que o PowerPoint terá de estar sempre em Inglês.

ÁREAS PARA SUBMISSÃO

A submissão é feita com propostas completas de artigos longos, artigos curtos e posters, nas áreas:

Design de Comunicação

– Principais palavras-chave
Motion Graphics
Branding
Visualização da Informação
Wayfinding / wayshowing
Design Editorial
Rótulos e Embalagens
Design de Exposições
Tipografia
UX Design
Design de Interação / Multimédia
Design de Personagens
História do Design
– Outras

Design de Interiores e Mobiliário

– Principais palavras-chave
Espaços Efémeros
Espaços comerciais
Interiores Comerciais
Interiores públicos
Ambientes domésticos
Mobiliário e Equipamento
Industrial / Produto
História do Design
– Outras

Design de Moda e Têxtil

– Principais palavras-chave
Têxteis, materiais inteligentes e interatividade
Roupa desportiva
Vestuário técnico
Vestuário e coleção de moda
Tendências da moda
Modelagem
Estampagem
Luxo
Joalharia
Sapatos, malas e acessórios
Editorial de moda
Pesquisa de moda
História do Design
– Outras

Música e musicologia

– Principais palavras-chave
Acesso à Informação Musical
Análise Musical
Arte Sonora
Composição
Computação Sonora e Musical
Design de Som
Didácticas Específicas da Música
Etnomusicologia
História da Música
Iconografia Musical
Instalação Sonora
Música Eletrónica
Música Interativa
Música para os Media
Novos Interfaces de Expressão Musical
Produção Musical
Sound Branding
Técnicas e tecnologias de Gravação
Tecnologia Musical
Teoria Musical
– Outras

Ensino de Música

– Principais palavras-chaveDidácticas Específicas da Música
Música, currículo e políticas educativas
Pedagogia Musical
Psicologia da Música e da Educação Musica
Sociologia da Música e da Educação Musical
Tecnologias Educativas
– Outras

Ensino do Design

Outros Temas ou áreas de Interseção

– Principais palavras-chave
AI / Deep Learning
Arte Pública
Big Data
Design Thinking
Economia circular
Emoções e percepção
Fatores humanos / Ergonomy
Gestão e inovação
Interação humano-computador
Interaction Design
Jogos / Gamification
Media Digitais
Métodos e processos
Narrativas digitais
Realidade Virtual e Aumentada
Responsabilidade Social
Semiótica e Estética
Sistemas Digitais Interativos
Sonificação de dados
Transmedia
Video Mapping
Visualização de dados
WoT / IoT
– Outras

TIPOLOGIAS E REGRAS DE SUBMISSÃO

Artigos Longos (em inglês)
A apresentação de artigos longos deve realizar-se electronicamente através da Springer’s OCS – Serviço gratuito de conferências online.
Os artigos devem ter um mínimo de 9 e um máximo de 18 páginas (1 página equivale a 450 palavras).
É obrigatório que los artigos longos sejam submetidos em inglês, respeitando a norma APA 7ª edição e outras regras proporcionadas no modelo: modelo de artigo longo.
No momento da submissão como proposta, o artigo longo não deve conter nenhum componente que permita a identificação dos autores. Os autores ficam identificados na plataforma OCS da Springer e na versão definitiva do artigo em caso da sua aceitação e após revisão.
Os artigos longos que sejam aprovados são publicados caso pelo menos o primeiro autor se inscreva no 8º EIMAD e realize a comunicação oral.
A publicação dos artigos será feita sob o formato de capítulo do livro Advances in Design, Music and Arts II: 8th Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2022, July 07-09, 2022.

Artigos curtos (em português ou espanhol)
A submissão de artigos curtos deve ser feita eletronicamente através do sistema de submissão online Easy Chair.
Os artigos devem ter um mínimo de 6 e um máximo de 8 páginas (1 página equivale a 450 palavras).
Os artigos curtos deverão ser escritos em Português ou Espanhol, respeitando a norma APA 7ª edição e demais normas dispostas no modelo de formatação: Template de artigo curto.
No momento da submissão, o artigo curto não deve conter componentes que permitam a identificação do autor(es). A identidade dos autores é feita na plataforma Easy Chair e na versão final do artigo, aceite e revisto.
Os artigos curtos, que forem aprovados, serão publicados caso os autores efetuem inscrição no 8º EIMAD e realizem a comunicação oral.

O artigos curtos aprovados serão publicados em Português ou Espanhol no livro:
“Research and Teaching in Design and Music” Vol. III, publicado pelo IPCB Edições,
Convergências Research Books Collection.
Editores: Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, Ricardo; Correia Castilho, Luísa; Dias, Rui (Eds.)

Posters (em inglês, português ou espanhol)
A submissão de posters de projetos (académicos e/ou profissionais) deve ser feita eletronicamente através do sistema de submissão online Easy Chair.
Os posters deverão ser escritos numa das línguas oficiais do evento (Português, Inglês e Espanhol), contendo Resumo (até 200 palavras), respeitando a formatação do modelo fornecido para o efeito: Template Poster.
Os posters aprovados serão apresentados durante o EIMAD, podendo ficar em exposição durante um mês.
Os Posters não podem conter a identificação do Autor no momento da sua submissão, sendo somente identificados aquando do envio do ficheiro final aceite e revisto.
Os posters aceites devem ser enviados atempadamente por correio.
Não serão afixados os posters que não cheguem com uma semana de antecedência à data do EIMAD.
A organização do EIMAD assegura a impressão dos posters dos autores que o solicitem e assegurem os custos de impressão.

Outras oportunidades de publicação

Após o EIMAD, os autores dos melhores artigos serão convidados a escrever um capítulo inédito em um dos seguintes livros:
– “Perspective on Design III: Research, Education and Practice”, a editar na Springer Series in “Design and Innovation” e tem como editores Daniel Raposo, João Neves e Ricardo Silva.
– “Perspectives on Music, Sound and Musicology II: Research, Education and Practice”, a editar na Springer Series in “Systematic musicology ” e tem como editores Luísa Correia Castilho e Rui Dias.