DATAS IMPORTANTES
2a CHAMADA DE TRABALHOS
De 5 de fevereiro a 7 de abril de 2024
NOTIFICAÇÃO
12 de maio de 2024
ENVIO DA VERSÃO FINAL DOS ARTIGOS
Até 26 de maio de 2024
DATAS IMPORTANTES
1a CHAMADA DE TRABALHOS
De 22 de agosto a 26 de novembro de 2023
NOTIFICAÇÃO
5 de fevereiro de 2024
ENVIO DA VERSÃO FINAL DOS ARTIGOS
Até 19 de fevereiro de 2024
EIMAD
27, 28 e 29 de junho de 2024
O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Artes Aplicadas, promove o 9º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Arte e Design, nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2024. O congresso constituirá um espaço de partilha e divulgação de resultados de investigação nas áreas do design, da música e das artes.
O EIMAD assume o seu contributo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Agenda 2030. Para além disso, o EIMAD estabelece uma correlação entre os objectivos da Agenda 2030 da ONU com os princípios da iniciativa New European Bauhaus da Comissão Europeia, nomeadamente na relação entre o European Green Deal e a melhoria da qualidade de vida, dos lugares e do habitar.
Assim, os artigos submetidos ao EIMAD devem demonstrar o seu alcance e enquadramento no que respeita à intersecção das áreas de especialidade do design, música ou artes, com um ou mais dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e/ou princípios da NEB: Beleza, Sustentabilidade e Inclusão, nos eixos: 1. Reconectar com a natureza; 2. Reencontrar um sentido de pertença; 3. Priorizar os lugares e as pessoas que mais precisam; 4. Fomentar no ecossistema industrial um desenvolvimento sustentável de longo prazo, a circularidade e o pensamento integrado.
ÁREAS PARA SUBMISSÃO
A submissão é feita com artigos longos ou curtos completos numa das seguintes áreas:
Design de Comunicação
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Editorial Design
Graphic Design History
Interaction Design / Multimedia Design
Motion Graphics
Packaging and labels
Exhibition design
Character Design
Design Systems
Typography
Visual Identity and Branding
UX Design / Digital Design
Wayfinding and wayshowing
– Outras
Design de Interiores e Mobiliário
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Commercial Interiors
Domestic Interiors
Ephemeral spaces
Furniture
Industrial / Product
Interior Design Visualization
Interior Design History
Public Interiors
– Outras
Design de Moda e Têxtil
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Textiles, smart materials, and interactivity
Technical clothing
Fashion Design History
Sportswear
Apparel and Garment
Fashion Trends
Patternmaking and Stamping
Luxury
Jewelery
Shoes, bags and accessories
Fashion Design Production
Editorial styling
– Outras
Media Digital
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Data Sonification
Data Visualization
Digital Media
Digital storytelling
Games / Gamification
Interactive Music
Sound and Music Computing
Sound Art
Sound Branding
Sound Design
Sound Installation
Music for Media
New Interfaces for Musical Expression
Transmedia
Video Mapping
– Outras
Ensino do Design
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
CoDesign
Design & Innovation
Design Thinking
Educational Technologies
Design curriculum and educational policies
Design Didactics
Design pedagogy
Participative Design
– Outras
Música e Musicologia
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Composition
Electronic Music
Ethnomusicology
Music Analysis
Music Didactics
Music History
Music Iconography
Music Information Retrieval
Music Technology
Music Theory
Musical Production
– Outras
Ensino de Música
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Educational Technologies
Music curriculum and educational policies
Music Didactics
Music pedagogy
Psychology of Music and of Music Education
Recording Technics and Technologies
Sociology of Music and of Music Education
– Outras
Artes
– Exemplo de palavras-chave nesta área (a relacionar com a Agenda 2030 da ONU e o NEB)
Art education
Art history
Art empowerment
Art Infusion
Public Art
Semiotics and Aesthetics
Visual Arts
– Outras
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS
Processo de Avaliação
Os artigos (submissões) serão apreciados pela Comissão Científica, em sistema Double-blind peer review.
O sistema Double-blind peer review é um processo através do qual dois ou mais membros da Comissão Científica do EIMAD avaliam anonimamente o artigo, ou seja, sem conhecer a identidade do autor. A Comissão efectua uma avaliação qualitativa, que poderá incluir recomendações de melhoria, posteriormente enviadas ao autor e que deverão ser consideradas. Os artigos aceites serão incluídos no programa do EIMAD para apresentação pública e publicação no livro de resumos, além da publicação no livro da Springer ou IPCB, desde que o autor esteja inscrito no evento.
As submissões podem ser aprovadas sem melhorias, aprovadas condicionadas à introdução de melhorias, ou rejeitadas.
TIPOLOGIAS DE TRABALHOS
A comissão organizadora do 9º EIMAD, 2024, convida à apresentação de comunicações originais longas/curtas numa das seguintes categorias:
1. Artigo de Investigação Fundamental: Um artigo que forneça novas informações com base em investigação original, nomeadamente de investigação de mestrado ou doutoramento. São geralmente prospectivos e baseados em investigação ativa num contexto real, através de um processo qualitativo ou de uma análise estatística aprofundada. As conclusões do artigo devem ser apoiadas pelos dados fornecidos nos resultados.
2. Relatos de casos: Este tipo de artigo é uma descrição de um único projeto ou de um grupo de casos com características únicas ou relacionadas. Os Relatos de Caso são normalmente curtos e centrados num processo de resolução de um problema e podem ser:
– Explicativo (O autor não tem controlo sobre a experiência, pois este método serve para explicar acontecimentos ou métodos semelhantes a partir de objectos feitos por terceiros);
– Descritiva (O autor não tem controlo sobre a experiência, uma vez que este método consiste em descrever sequencialmente eventos ou métodos que ocorreram e foram feitos por terceiros);
– Exploratório (O autor é quem desenvolve o processo de investigação e pode ser uma variável de estudo, especialmente em termos de soluções de design. Projectos práticos e aplicados desenvolvidos em contexto de investigação, académico ou comercial).
3. Artigos de Revisão: Trata-se de uma análise detalhada dos desenvolvimentos de um tema específico ao longo do tempo, destacando e discutindo pontos importantes previamente reportados na literatura. Estabelece o estado da arte de um determinado problema de investigação. A novidade deste tipo de artigo consiste na relação estabelecida entre as informações, sem a opinião ou experiência pessoal do autor.
NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A submissão é feita com artigos longos ou curtos completos.
Artigos Longos
A submissão deve ser feita através do sistema EquinOCS.
Os artigos devem ser escritos em inglês, com um mínimo de 9 e um máximo de 15 páginas (1 página equivale a 450 palavras), incluindo título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e imagens (as referências bibliográficas não estão incluídas no limite de páginas).
Os artigos longos devem ser submetidos em inglês, respeitando as normas da APA 7ª edição e outras regras previstas no modelo: Modelo de artigo.
No momento da submissão como proposta, o artigo não deve conter qualquer componente que permita a identificação dos autores. Os autores são identificados no sistema EquinOCS. A autoria será incluída nos artigos aprovados em double-blind peer review.
Os artigos longos aprovados só serão publicados se pelo menos o primeiro autor se inscrever no 9º EIMAD e efetuar a comunicação oral.
A publicação dos Artigos longos* será feita na forma de capítulo de livro:
“Advances in Design, Music and Arts III: 9th Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2024, June 27-28, 2024”, Springer Series in “Design and Innovation”.
Editores: Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, Ricardo; Correia Castilho, Luísa; Dias, Rui (Eds.)
Quando publicado, este livro será indexado no SCOPUS, Springerlink e Google Scholar, e será submetido para aprovação de indexação pela Web of Science (WoS).
Artigos Curtos
A submissão deverá ser efectuada através do sistema EquinOCS.
Os artigos podem ser escritos em inglês, português ou espanhol, com um mínimo de 6 e um máximo de 9 páginas (1 página equivale a 450 palavras), incluindo título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e imagens (as referências bibliográficas não estão incluídas no limite de páginas).
Os artigos curtos devem ser submetidos em inglês, português ou espanhol respeitando as normas da APA 7ª edição e outras regras previstas no modelo: Modelo de artigo.
No momento da submissão como proposta, o artigo não deve conter qualquer componente que permita a identificação dos autores. Os autores são identificados no sistema EquinOCS. A autoria será incluída nos artigos aprovados em double-blind peer review.
Os artigos longos aprovados só serão publicados se pelo menos o primeiro autor se inscrever no 9º EIMAD e efetuar a comunicação oral.
A publicação dos artigos curtos* será feita na forma de capítulo de livro:
“Research and Teaching in Design and Music IV”, de IPCB Edições,
Series Convergências Research Books – ISSN 2975-8998.
Editores: Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, Ricardo; Correia Castilho, Luísa; Dias, Rui (Eds.)
Este livro será submetido para indexação na SCOPUS, e na Web of Science (WoS).
* O comité organizador do 9º EIMAD, 2024, reserva-se o direito de decidir em que livro serão publicadas as submissões aprovadas, tendo em conta os resultados da evolução dos trabalhos.
APRESENTAÇÃO ORAL DE ARTIGOS
Não haverá tradução oral de comunicações orais durante o EIMAD.
As apresentações dos artigos podem ser feitas em inglês, português ou espanhol, sendo que o PowerPoint (ou PDF) deve estar sempre em inglês.
As comunicações são apresentadas por um único autor e têm uma duração máxima de 10 minutos, incluindo o tempo para perguntas.
Antes do EIMAD, será pedido aos autores que enviem o ficheiro de apresentação (powerpoint ou pdf de acordo com o modelo do EIMAD). Não serão aceites ficheiros no dia do evento.
A publicação e apresentação dos artigos aprovados exigem a inscrição de pelo menos um autor do artigo.
A inscrição de um autor dá direito à apresentação de uma comunicação oral de um artigo, garantindo a sua publicação em livro de atas associado à conferência e à participação no programa científico do EIMAD (exclui-se o programa cultural).
No caso de artigos com mais de um autor, em que ambos participem do EIMAD, o segundo e demais autores devem inscrever-se igualmente (terão direito a certificado de participação e apresentação de artigo), pagando 50% do valor na categoria Autor A.
Autores de artigos que não participem no EIMAD ficam isentos de inscrição (não têm direito a certificado de participação ou apresentação de artigo).
A publicação de artigo extra implica a inscrição de outro autor ou o pagamento de 50% do valor na categoria Autor A (valor cobrado por cada artigo extra).
Apresentação oral de Artigos
Não haverá tradução oral de comunicações orais durante o EIMAD.
As apresentações dos artigos podem ser feitas em inglês, português ou espanhol, sendo que o PowerPoint (ou PDF) deve estar sempre em inglês.
As comunicações são apresentadas por um único autor e têm uma duração máxima de 10 minutos, incluindo o tempo para perguntas.
Antes do EIMAD, será pedido aos autores que enviem o ficheiro de apresentação (powerpoint ou pdf de acordo com o modelo do EIMAD). Não serão aceites ficheiros no dia do evento.
A publicação e apresentação dos artigos aprovados exigem a inscrição de pelo menos um autor do artigo.
A inscrição de um autor dá direito à apresentação de uma comunicação oral de um artigo, garantindo a sua publicação em livro de atas associado à conferência e à participação no programa científico do EIMAD (exclui-se o programa cultural).
No caso de artigos com mais de um autor, em que ambos participem do EIMAD, o segundo e demais autores devem inscrever-se igualmente (terão direito a certificado de participação e apresentação de artigo), pagando 50% do valor na categoria Autor A.
Autores de artigos que não participem no EIMAD ficam isentos de inscrição (não têm direito a certificado de participação ou apresentação de artigo).
A publicação de artigo extra implica a inscrição de outro autor ou o pagamento de 50% do valor na categoria Autor A (valor cobrado por cada artigo extra).
OPORTUNIDADES DE PUBLICAÇÃO APÓS O EIMAD
Os autores das melhores comunicações apresentadas durante o 9º EIMAD serão convidados a escrever um capítulo inédito num dos seguintes livros:
– “Perspectives on Design IV: Research, Education and Practice”, a ser publicado na Springer Series in “Design and Innovation”, Editores Daniel Raposo, João Neves e Ricardo Silva. [Indexação à Scopus e submissão à Web of Science]
– “Perspectives on Music, Sound and Musicology III”, a publicar pela Springer”. Editores Luísa Correia Castilho e Rui Dias. [A submeter à Scopus e à Web of Science]