Entre os dias 27 e 29 de junho, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, organiza mais uma edição do EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design.
Esta será a 9ª edição do EIMAD e, à semelhança dos encontros dos anos transatos, será um espaço privilegiado de debate científico e divulgação da investigação nas áreas do design (design gráfico, design de interiores e mobiliário e design de vestuário e têxtil), da música (musicologia e o ensino da música), das artes e suas respetivas áreas de interseção ou transdisciplinaridades.
São dois os pilares que norteiam a edição deste ano do EIMAD. O primeiro é a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) promovida pela Organização das Nações Unidas e tem como prioridades o crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo a uma escala global até ao ano 2030. O segundo pilar é a New European Bauhaus, iniciativa criativa e interdisciplinar promovida pela Comissão Europeia. Este movimento procura proporciona um espaço de encontro para conceber futuros através da reunião de designers, arquitetos, artistas, cientistas, engenheiros, especialistas digitais e estudantes para a criação de pontes entre o mundo da ciência e tecnologia e o mundo da arte e da cultura, do mesmo modo que apela à sustentabilidade, inclusão e estética para aproximar o Acordo Verde Europeu das pessoas.
Tendo como foco estes dois pilares, os trabalhos levados a cabo no EIMAD irão reunir docentes, investigadores e profissionais, quer nacionais quer internacionais, ligados às áreas temáticas do encontro, possibilitando a partilha de conhecimentos, processos e resultados das mais recentes investigações. Os trabalhos decorrerão durante três dias entre sessões temáticas paralelas onde autores com diferentes nacionalidades apresentarão os seus artigos científicos. Tendo o EIMAD já uma dimensão internacional com créditos firmados (a 8º edição contou com 75 comunicações, 162 participantes, com investigadores de 12 nacionalidades), este ano as sessões plenárias ficarão a cargo dos conferencistas internacionais, Jorge Frascara, Ellen Lupton, David Bihanic, Joanie Lemercier e Peter Benz, que se juntam à portuguesa Helena Caspurro. O resultado deste 9º encontro do EIMAD irá traduzir-se num livro de referência internacional, “Advances in Design, Music and Arts III”, com garantia de indexação à Scopus e publicado pela prestigiada chancela Springer, editora de referência Scopus e parceira das diversas publicações resultantes das edições anteriores do EIMAD.
O EIMAD vai ser uma oportunidade especialmente relevante para se refletir sobre como será possível pensar o Design, a Música e as Artes como um investimento a médio/longo prazo para fazer face aos desafios globais que se avizinham, perceber qual o caminho para responder às necessidades da sociedade e como se pode utilizar estas áreas como um catalisador cultural e de sustentabilidade para transformar comunidades e promover modos de vida sustentáveis.