Jonathan Ball

Jonathan é Design Associate de uma série de redes respeitadas incluindo; V&A Dundee, What Could Be e do Design Council, onde fez parte da equipa que desenvolveu o Diamante Duplo, e criou a Design Opportunities Tool.

Jonathan Ball

Jonathan é Design Associate de uma série de redes respeitadas incluindo; V&A Dundee, What Could Be e do Design Council, onde fez parte da equipa que desenvolveu o Diamante Duplo, e criou a Design Opportunities Tool.

Biography

Jonathan é um designer independente que fez carreira pela prática do design centrado no ser humano (human-centred design) para ajudar diversas organizações a atingir novos níveis de inovação.
Iniciou a sua carreira no design de produtos, onde concebeu uma vasta gama de produtos de consumo, desde brinquedos a assentos de sanita a produtos industriais para os sectores do petróleo, da pesca e da silvicultura. Todos os projetos de design realizados por Jonathan Ball foram fabricados e vendidos com grande sucesso – sucesso que ele atribui aos princípios do design centrado no ser humano que o acompanham desde o início da sua carreira.
É membro de diversas redes associadas com reputação internacional.
Na qualidade de Design Associate do Design Council (Reino Unido), iniciou o internacionalmente reconhecido Design Atlas, fez parte da equipa que desenvolveu o modelo Double Diamond e criou a Design Opportunities Tool, que foi a base do programa de apoio ao negócio Designing Demand. E integrou a pequena equipa responsável pela criação e entrega dos programas de coaching que aceleram a comercialização da ciência, incrementaram o crescimento das empresas e transformam a prestação de serviços públicos. Jonathan Ball trabalhou directamente com muitos dos clientes do Design Council, incluindo empresas de produção e serviços, com organismos públicos de todas as dimensões, nomeadamente departamentos governamentais como o Home Office, BIS e Government Office for Science e EU Policy Lab.

Tendo ajudado a moldar e a concretizar a Inovação pelo Design no Centre for Design Innovation na Irlanda – o primeiro programa de apoio às empresas centrado no utilizador patrocinado pela UE – Jonathan Ball foi co-autor do Business Support Canvas; uma abordagem estratégica à avaliação, desenvolvimento e concretização de programas de design e inovação financiados com dinheiros públicos.

Os projectos de Jonathan Ball continuam a ser diversificados; o Creative Decision Making Playbook para a BBC Digital, o programa Design Thinking Accelerator para a V&A Dundee e a introdução de uma estratégia orientada para o design para organizações de todas as dimensões. Jonathan é um Instrutor Principal Certificado para o Instituto LUMA em Pittsburgh, onde o seu trabalho apoia o rápido crescimento da LUMA e permite o seu alcance global com clientes que incluem McDonalds, Honeywell, Autodesk, Prudential e DBS; um dos principais bancos da Ásia.

All session by Jonathan Ball