Chamada de trabalhos

CHAMADA DE TRABALHOS

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Artes Aplicadas promove, nos dias 14 e 15 de maio de 2020, o 7º EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design. O evento, que irá decorrer na Fábrica da Criatividade, Alameda do Cansado 14B, 6000-075 Castelo Branco, proporcionando um espaço de partilha e divulgação de resultados de investigação de investigação áreas do design, da música e das artes.

DATAS IMPORTANTES

2ª CALL FOR PAPERS AND POSTERS
Até 6 de Abril 2020 (A data prévia era 30 de Março de 2020)

NOTIFICAÇÃO
30 de Abril 2020

1ª CALL FOR PAPERS AND POSTERS
Até 27 de Janeiro de 2020

NOTIFICAÇÃO
28 de Fevereiro 2020

EIMAD
14 e 15 de Maio de 2020

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE ARTIGOS

Processo de avaliação
Os artigos e posters (submissões) serão apreciados pela Comissão Científica, em sistema Double-blind peer review.
O sistema Double-blind peer review consiste num processo pelo qual dois ou mais membros da Comissão Científica do EIMAD avaliam de forma anónima o artigo / poster, ou seja, sem que conheçam a identidade do autor. A Comissão faz uma avaliação qualitativa, que pode incluir recomendações de melhoria, posteriormente enviadas ao autor e que devem ser consideradas. Os artigos / posters aceites serão incluídos no programa do EIMAD para apresentação pública e publicação no livro de resumos, desde que o autor esteja inscrito no evento.
As submissões podem ser aprovadas sem necessidade de melhorias, aprovadas condicionalmente à introdução de melhorias ou reprovadas.

Apresentação oral de artigos
No EIMAD não haverá tradução verbal ou escrita das comunicações orais.
A apresentação do artigo implica a inscrição de pelo menos um autor. O segundo ou terceiro artigo implica a inscrição de mais autores.
A apresentação dos artigos é feita apenas por um autor e tem uma duração máxima de 15 minutos, incluindo tempo para questões.
O suporte de comunicação (PPT, PDF, etc.) deve estar em inglês, embora a apresentação oral possa ser realizada em português, inglês ou espanhol.
A comunicação do artigo pode incluir uma componente performativa, podendo ter uma duração máxima de 20 minutos.
Antes da realização do EIMAD, será solicitado aos autores o envio do ficheiro de apresentação (powerpoint ou .pdf conforme o modelo indicado). Não serão aceites ficheiros no dia do evento.
A inscrição de um autor dá direito a apresentar um paper.

ÁREAS PARA SUBMISSÃO

A submissão é feita com propostas completas de artigos longos, artigos curtos e posters, nas áreas:

Design de Comunicação
– Principais palavras-chave
Motion Graphics
Branding
Visualização da Informação
Wayfinding / wayshowing
Design Editorial
Rótulos e Embalagens
Design de Exposições
Tipografia
UX Design
Design de Interação / Multimédia
Design de Personagens
História do Design
– Outras

Design de Interiores e Mobiliário
– Principais palavras-chave
Espaços Efémeros
Espaços comerciais
Interiores Comerciais
Interiores públicos
Ambientes domésticos
Mobiliário e Equipamento
Industrial / Produto
História do Design
– Outras

Design de Moda e Têxtil
– Principais palavras-chave
Têxteis, materiais inteligentes e interatividade
Roupa desportiva
Vestuário técnico
Vestuário e coleção de moda
Tendências da moda
Modelagem
Estampagem
Luxo
Joalharia
Sapatos, malas e acessórios
Editorial de moda
Pesquisa de moda
História do Design
– Outras

Música e musicologia
– Principais palavras-chave
Acesso à Informação Musical
Análise Musical
Arte Sonora
Composição
Computação Sonora e Musical
Design de Som
Didácticas Específicas da Música
Etnomusicologia
História da Música
Iconografia Musical
Instalação Sonora
Música Eletrónica
Música Interativa
Música para os Media
Novos Interfaces de Expressão Musical
Produção Musical
Sound Branding
Técnicas e tecnologias de Gravação
Tecnologia Musical
Teoria Musical
– Outras

Ensino de Música
– Principais palavras-chave
Didácticas Específicas da Música
Música, currículo e políticas educativas
Pedagogia Musical
Psicologia da Música e da Educação Musica
Sociologia da Música e da Educação Musical
Tecnologias Educativas
– Outras

Ensino do Design

Outros Temas ou áreas de Interseção
– Principais palavras-chave
AI / Deep Learning
Arte Pública
Big Data
Design Thinking
Economia circular
Emoções e percepção
Fatores humanos / Ergonomy
Gestão e inovação
Interação humano-computador
Interaction Design
Jogos / Gamification
Media Digitais
Métodos e processos
Narrativas digitais
Realidade Virtual e Aumentada
Responsabilidade Social
Semiótica e Estética
Sistemas Digitais Interativos
Sonificação de dados
Transmedia
Video Mapping
Visualização de dados
WoT / IoT
– Outras

TIPOLOGIAS E REGRAS DE SUBMISSÃO

Artigos Longos (em inglês)
A presentação de artigos longos deve realizar-se electronicamente através da Springer’s OCS – Serviço gratuito de conferências online.
Os artigos devem ter um mínimo de 8 e um máximo de 18 páginas (1 página equivale a 450 palavras).
É obrigatório que los artigos longos sejam submetidos em inglês, respeitando a norma APA 6ª edição e outras regras proporcionadas no modelo: modelo de artigo longo.
No momento da submissão como proposta, o artigo longo não deve conter nenhum componente que permita a identificação dos autores. Os autores ficam identificados na plataforma OCS da Springer e na la versão definitiva do artigo em caso da sua aceitação e após revisão.
Os artigos longos que sejam aprovados são publicados caso pelo menos o primeiro autor se inscreva no 7º EIMAD e realize a comunicação oral.
A publicação dos artigos será feita sob o formato de capítulo do livro Advances in Design, Music and Arts: Proceedings of the 7th Edition of EIMAD, May 14-15, 2020.


“A submeter para indexação ISI Proceedings, Google Scholar e Springerlink”

Após o EIMAD, os autores dos melhores artigos serão convidados a escrever um capítulo inédito em um dos seguintes livros:
“Perspective on Design: Research, Education and Practice. Vol. II”, a editar na Springer Series in Design and Innovation.
“Perspectives in music and musicology: Research through practice and practice grounded in theory in music and musicology. Vol.I” e insere-se na Springer Series in “Systematic musicology” e tem como editores: Francisco Pinho, José Raimundo, Rui Dias e Luísa Correia Castilho.

Artigos curtos (em português ou espanhol)
A submissão de artigos curtos deve ser feita eletronicamente através do sistema de submissão online Easy Chair.
Os artigos devem ter um mínimo de 6 e um máximo de 8 páginas (1 página equivale a 450 palavras).
Os artigos curtos deverão ser escritos em Português ou Espanhol, respeitando a norma APA 6ª edição e demais normas dispostas no modelo de formatação: Template de artigo curto.
No momento da submissão, o artigo curto não deve conter componentes que permitam a identificação do autor(es). A identidade dos autores é feita na plataforma easy chair e na versão final do artigo, aceite e revisto.
Os artigos curtos, que forem aprovados, serão publicados caso os autores efetuem inscrição no 7º EIMAD e realizem a comunicação oral.

A publicação dos artigos curtos ocorre sob o formato de capítulo do livro “Investigação e Ensino em Design e Música” Vol. II, da Coleção Convergências Research Books, Edições IPCB.

Após o EIMAD, os autores dos melhores artigos serão convidados a escrever um capítulo inédito em um dos seguintes livros:
“Perspective on Design: Research, Education and Practice. Vol. II”, a editar na Springer Series in Design and Innovation.
“Perspectives in music and musicology: Research through practice and practice grounded in theory in music and musicology. Vol.I” e insere-se na Springer Series in “Systematic musicology” e tem como editores: Francisco Pinho, José Raimundo, Rui Dias e Luísa Correia Castilho.

Posters (em inglês, português ou espanhol)
A submissão de posters de projetos (académicos e/ou profissionais) deve ser feita eletronicamente através do sistema de submissão online Easy Chair.
Os posters deverão ser escritos numa das línguas oficiais do evento (Português, Inglês e Espanhol), contendo Resumo (até 200 palavras), respeitando a formatação do modelo fornecido para o efeito: Template Poster.
Os posters aprovados serão apresentados durante o EIMAD, podendo ficar em exposição durante um mês.
Os Posters não podem conter a identificação do Autor no momento da sua submissão, sendo somente identificados aquando do envio do ficheiro final aceite e revisto.
Os posters aceites devem ser enviados atempadamente por correio.
Não serão afixados os posters que não cheguem com uma semana de antecedência à data do EIMAD.
A organização do EIMAD assegura a impressão dos posters dos autores que o solicitem e assegurem os custos de impressão.