Design gráfico e argumentos visuais: acerca de diálogos, persuasão e senso comum?

23 Fev 2018
16:45-17:40
Auditório 1

Design gráfico e argumentos visuais: acerca de diálogos, persuasão e senso comum?

O que é design gráfico?
O conceito de design gráfico está – como na maioria das profissões – em mudança constante. Para monitorizar esta mudança, é necessário observar e descrever a “prática de design gráfico”. Cerca de 150 entrevistas com designers gráficos mostraram como sempre se combinam “argumentação visual” e “prática reflexiva”.
Argumento visual: os designers gráficos parecem realizar três atividades: consideram elementos visuais (tipografia, ilustrações, elementos esquemáticos), eles consideram uma estratégia visual (como relacionar a mensagem de um cliente com um grupo específico de pessoas) e consideram uma diálogo visual a mais longo prazo entre clientes e pessoas, porque o design gráfico é sempre parte de conversas mais longas.
Prática reflexiva: além de considerar a estrutura visual de uma mensagem, são necessárias outras oito atividades para facilitar o desenvolvimento de um argumento visual: apresentação, teste, implementação, organização, avaliação de uma posição e considerando uma situação, um problema e uma perspectiva .
Nem todos os projetos contêm todas as atividades, e nem todas as atividades são igualmente importantes, mas isso é o que os designers gráficos dizem que fazem.

Quem decide o que é bom design?
Existem pelo menos seis grupos que podem decidir se o argumento visual é adequado. Designers, clientes, padrões e legislação, colegas profissionais, pessoas / utilizadores e sociedade podem fornecer opiniões legítimas sobre a qualidade de um projeto. Esses grupos usam diferentes tipos de sistemas de valores, usam critérios diferentes e todos os argumentos de pesagem de diferentes maneiras. É sempre difícil satisfazer as expectativas e necessidades dos seis grupos e um equilíbrio deve ser encontrado.

Como encontrar esse equilíbrio?
Uma maneira de olhar para o design gráfico é pelo “desenvolvimento de argumentos visuais”. Todo design faz uma afirmação de que está melhorando a situação e, portanto, afirmando implicitamente que a situação atual não é satisfatória. Toda reivindicação precisa ser apoiada por evidências, razões e resultados da pesquisa. Um dos principais desafios para o design gráfico no momento é encontrar essa evidência e apresentá-la de forma a que todos os sistemas de valores relevantes sejam tratados.

es_ES
pt_PT
en_US